Futebol: Boca Juniors vs Corinthians – Round 1

Ontem houve o primeiro jogo da final da Libertadores entre Corinthians e Boca Juniors. A diferença dos dois times na competição é enorme. Boca Juniors é simplesmente o primeiro nome que se vem à cabeça quando se trata do campeonato, tentando agora se tornar o time mais vencedor do torneio de forma isolada. Já o Corinthians chegou pela primeira vez à final da Libertadores, alcançando a história do novo time do São Caetano. O porque disso é difícil entender, já que o time centenário é muito campeão no nosso país, mas não faz nada fora das nossas terras. É o contrário do Internacional, que representa bem seu nome em competições fora do país, mas que em competições nacionais quase sempre fica no quase.

Analisando os times, o Corinthians tem um melhor time, não muito, mas supera os argentinos tecnicamente. Já o Boca tem à seu favor sua história e o lado emocional conrinthiano por nunca ter conseguido chegar tão longe na competição e ela ter se tornado tão importante para o clube. Linhas de ônibus ontem terem parado de rodar por medo de ações de “torcedores” corinthianos demonstram isso. Depois de serem tão repreendidos por terem um mundial que mal é considerado, nunca ter ganho uma Libertadores e não ter estádio, tanto o clube quanto os torcedores querem se livrar de todo esse peso em suas costas.

O início do jogo foi decepcionante, pois foi trancado, mas não parecia ter muita emoção, não parecia final de Libertadores, apenas um jogo qualquer. Mas a partir dos 30 minutos, o jogo melhorou. No primeiro tempo, os sistemas defensivos prevaleceram, um não deixava o outro jogar. Com boas noções táticas, os dois times fizeram um jogo marcado por defesas imponentes. E o primeiro tempo acabou com um jogo nivelado. Mas no segundo tempo, a história mudou e o Boca conseguiu jogar melhor ofensivamente. Utilizaram muito bem Silva como pivô e Riquelme começou a jogar muito, dando excelentes passes alá Pirlo, mas não foram bem aproveitados.

Se o Boca Juniors tivesse aproveitado todas as chances que teve em boas jogadas, já poderia ter levado essa Libertadores vencendo esse jogo por 3 ou 4 a 0. Como perderam várias chances, conseguiram um gol graças ao meio de campo que não conseguia mais comprir bem seu papel defensivo tão bem quanto antes. Já o Corinthians fez uma partida excelente defensivamente, mostrou porque ela é um marco do time. Mas o ataque não conseguiu fazer nada. O time boa parte do tempo nem conseguia ter boa posse de bola graças a marcação forte do Boca. Criou algumas coisas no segundo tempo porque o Boca atacou mais e se abriu mais, só por isso. Se não fosse a entrada milagrosa de Romarinho, a coisa teria ficado feia. E que garoto é esse, três gols em dois jogos decisivos, nunca vi algo assim, logo na estréia. A frieza dela é impressionante. Estou curioso para vê-lo jogar em uma sequência de jogos.

No final, com o empate corinthiano, o Boca se perdeu em campo, pois não esperava o empate e não fez mais nada. Agora a vantagem é corinthiana, por ter saído de campo confiante e contente com o resultado. Ainda tem o Pacaembu e sua torcida insana atrás, o que dá uma motivação a mais. Mas se o Corinthians fizer uma partida ofensiva tão ruim assim denovo, não ganha o título. A defesa é ótima, mas uma hora tem falha, alguma hora a bola entra. O Boca Juniors jogou melhor nesse primeiro jogo e sabe ser campeão fora de casa, por isso, mesmo com um time inferior, aposto nos argentinos. Mas não há favorito nessa decisão. Eu só temo pela destruição da cidade de São Paulo, tanto se o Corinthians ganhar ou perder.

Anúncios

4 Respostas para “Futebol: Boca Juniors vs Corinthians – Round 1

  1. Discordo de muita coisa, você se baseou de modo clubista. Eu torço para o Grêmio e a equipe do Corinthians mesmo que com muitas chacotas ganhou o primeiro mundial de clubes da Fifa, mesmo sendo no Brasil e coisa e tal, a Fifa reconhece e o pessoal lá fora admira muito isso. A questão é que o Corinthians é uma das maiores potências nacionais no futebol, e tem um marketing altamente elevado. E a comparação com o São Caetano foi totalmente infame, são casos extremamente diferentes.

    Enfim, todos nós estamos cansados de saber que na década de 60 quando se iniciou a Libertadores, a maioria dos clubes brasileiros se importavam mais com os campeonatos nacionais, tanto é que a maioria dos times disputava o evento com os times reservas, e nessa época que times como São Paulo e Santos se consagraram, mérito deles, sim, mas era um campeonato totalmente mais fácil e irrelevante do que hoje em dia, e no mundo nacional, o Corinthians fez MUITO pra cena, e é um dos clubes mais importantes do país. Sou gremista de paixão, mas nessa Libertadores torço para o Corinthians, pois sou brasileiro, mas acima de tudo tenho respeito por essa equipe que abriu espaços para os negros no futebol, e foi umas das equipes que ajudou muito na luta contra a ditadura, pela conhecidissima democracia Corinthiana.

    • Fiz “piadas” provocativas naturalmente, não tinha intenção de fazer nada sério, apesar de que depois do primeiro parágrafo não tem nada muito provocativo. O grande problema do Corinthians (além de sua imagem de “Lokos”) foi que ele começou a se importar com a libertadores no final dos anos 80, e começou a ir bem dentro do país, mas nos grandes torneios internacionais sempre falhou. O problema é que isso durou mais de 30 anos. Quando ganharam, foi aquele mundial ridículo, porque eles nem na competição deveriam estar, e sim o Palmeiras. Enfim, ganharam agora, mereceram, muito bom para eles. O que me dá desgosto são os mesmos que me fazem desgostar das coisas teen de hoje em dia, como o Justin Bieber, os fãs (torcedores no caso). Mas pelo clube em si, tenho respeito, pois sem o Corinthians, 50% da graça das grandes rivalidades paulistas morrem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s